Meu INSS apresenta instabilidade pelo terceiro dia seguido
As plataformas digitais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentaram instabilidades pelo terceiro dia consecutivo. Beneficiários relataram, nas redes sociais, dificuldades para acessar o site e o aplicativo Meu INSS nesta quarta-feira (21).
Segundo dados do Downdetector, o pico de notificações ocorreu entre 9h e 10h da manhã. Do total de registros, 46% dos usuários apontaram falhas no aplicativo, 33% no site e 24% especificamente no processo de login.
A Dataprev, empresa responsável pelo suporte tecnológico do INSS, informou em nota, na segunda-feira (19), que os problemas foram provocados por um “aumento atípico no volume de acessos”. No primeiro dia de instabilidade, foram registradas cerca de 8,5 milhões de consultas, número 143% acima da média diária, o que comprometeu o tempo de resposta do sistema.
De acordo com a estatal, o problema já havia sido resolvido e “a sobrecarga ocorreu devido à atualização da margem para empréstimos consignados, ao reajuste de benefícios e à nova alíquota do Imposto de Renda com isenção para quem ganha até R$ 5.000”.
O Brasil 61 entrou em contato com a Dataprev para confirmar a sequência de instabilidades. A empresa informou que divulgará dados atualizados no fim da tarde desta quarta-feira.
Atualização programada
O INSS anunciou que os serviços digitais (site, aplicativo e Central 135) e presenciais ficarão indisponíveis entre os dias 27 e 31 de janeiro, a partir das 19h, para modernização tecnológica da Dataprev.
Meu INSS
O Meu INSS é a plataforma oficial para acesso a serviços da Previdência Social, o login é realizado pela conta Gov.br. Pelo aplicativo e site, os beneficiários conseguem:
- consultar extratos de pagamento de benefícios;
- acompanhar pedidos de aposentadoria;
- calcular tempo de contribuição;
- emitir declarações para Imposto de Renda;
- agendar perícia médica; e
- atualizar dados cadastrais.
Fonte: Brasil 61




Publicar comentário