Carregando agora

Vacinas disponíveis nas UBS do Maranhão; gestores convocam pais e responsáveis para vacinação de crianças e adolescentes

O Maranhão segue mobilizado para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. As vacinas do Calendário Nacional estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde.

Uma das prioridades é a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo. Em 2025, a Região Nordeste registrou um caso da doença, no Maranhão. O registro foi classificado como importado ou relacionado à importação.

Para ampliar as coberturas vacinais, os gestores de saúde mantêm campanhas educativas e a mobilização das equipes municipais. Neste início de 2026, o Ministério da Saúde reforçou o alerta por meio do aplicativo Meu SUS Digital, que envia mensagens aos pais sobre a importância de manter a vacinação em dia.

A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde, Halice Figueiredo, explica as ações junto aos municípios maranhenses.

“As prioridades nos próximos meses é manter e ampliar as coberturas vacinais. Intensificar a vacinação nas escolas. Orientar os municípios sobre a comunicação e ampliação dos pontos de vacinação. Fortalecer os comitês municipais de microplanejamento e reforçar a vigilância epidemiológica para evitar o retorno de doenças já controladas.” 

Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, a vacinação é uma das principais formas de prevenir doenças e proteger a população. Faça sua parte!

“O Sistema Único de Saúde, o nosso SUS, está presente em todos os municípios do país. E ele leva a vacina até a população. As vacinas oferecidas pelo SUS são muito seguras. Nós já usamos há muito tempo, ou seja, temos ampla experiência no uso dessas vacinas. E são vacinas que protegem e ajudaram a gente a eliminar do nosso território doenças como a rubéola, o sarampo, a paralisia infantil.”

Além do sarampo, o calendário inclui vacinas contra tuberculose, hepatites A e B, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, meningites, pneumonia, rotavírus, febre amarela, influenza, Covid-19 e HPV.

Sobre o HPV, o Ministério da Saúde prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a estratégia de resgate vacinal para jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina na idade recomendada, entre 9 e 14 anos. A imunização previne diversos tipos de câncer.

Pais e responsáveis do Maranhão devem atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. 

Mais informações em gov.br/vacinacao.

Pixel Brasil 61

Publicar comentário